Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

(João 14:14)

Vendedor equilibra 300 kg em bicicleta no Rio, enquanto não reconstrói loja
Fonte: IEMIF - 18/04/2013 - 08h24min
Vendedor equilibra 300 kg em bicicleta no Rio, enquanto não reconstrói loja

O fogo lambeu o Bazar do Lar, na Lapa, no Centro do Rio, há três anos, quando Anatólio Silva, hoje aos 51, viu o sonho do próprio negócio ruir pela primeira vez. Até os documentos, nos fundos da loja onde vivia, foram carbonizados. Ficou somente com a roupa do corpo, mas conseguiu um imóvel próximo ao incidente e se deixou convencer pela proposta do proprietário de reabrir o negócio ali mesmo. Frustou-se pela segunda vez: foi despejado logo depois de pedir um empréstimo e ir às compras para formar o estoque do novo bazar, que jamais seria inaugurado. Desta vez, no entanto, Anatólio não tinha só a roupa do corpo. Tinha mais de 150 kg de produtos, sem ter onde vendê-los, e uma bicicleta.

"Precisava me desfazer da mercadoria o mais rápido possível. Como é que eu poderia fazer isso de pouquinho em pouquinho? Fiquei com as miudezas e, aos poucos, fui adaptando a bike, que era o único bem que realmente me pertencia, para fazer dela o lugar onde expor os produtos", explica.

Esponjas, colheres de pau e até cataventos fazem
parte da lista de produtos (Foto: Gabriel Barreira/G1)Desde então, vende bugigangas imprescindíveis para o lar pelas ruas da Zona Sul nos bairros da Lagoa, Humaitá, Botafogo e Copacabana. Às vezes muda um pouco o percurso. Já foi a Ipanema "descansar a vista" com a sua Shopin Bike (sem o "P" e o "G" mesmo), como mostra a tímida fachada escrita a mão com a promessa de delivery, restrita aos clientes vips. Isto é, aqueles "que não vão chorar para pagar o preço pedido, nem desistir da compra".

Na bicicleta, expõe desde esponjas de pia, o produto mais barato (R$ 0,50), à chupeta de bateria de carro, o mais caro (R$ 38), passando por ralos, pentes e até cataventos, num total de 300 kg, segundo ele. "É preciso muita força e equilíbrio", resume.

Em outra bicicleta, mais leve, pedala o equivalente a uma maratona para ir e voltar da nova casa à garagem onde deixa seu Shopin guardado. Por dia, tira de 20 a 30 fotos com curiosos. Em menos de meia hora de conversa, uma legião para a fim de cumprimentá-lo, comprar um filtro de café ou uma borracha de panela de pressão.

Além disso, Anatólio jura alegrar os vários pacientes de clínicas de fisioterapia e hospitais que se proliferam nas ruas de Botafogo, onde prefere parar, enquanto vende cadarços e junta "uma grana para conseguir comprar uma nova loja". É preciso muita força e equilíbrio.
 

 
Compartilhar
Comentários
Onde Estamos:

» Av. Automóvel Clube, 17.528
Santa Cruz da Serra - Duque de Caxias - RJ

» Rua 12 n° 3  Atrás do D.P.O,  Nova Campinas, Duque de Caxias

» Rua Ubirajára n° 21, Vila Maria Helena, Duque de Caxias

» Av. Moacyr Padilha 1117, Jardim Primavera, Duque de Caxias

» Rua Leibritz antiga 27 n° 479 (CURVA DO S), Jardim Primavera, Duque de Caxias

» Regional Centro-Oeste
Rua Dr. Laureano-Qd 17-Lt 09
Vila Mauá - Goiânia -GO | Tel: (62) 3639-7480

Contato:
(021)*3658-4454
(021)*3653-4920
© 2011 Ministério Internacional Filadélfia - Todos os Direitos Reservados
Desenvolvido por InovaSite